sábado, 13 de novembro de 2010

O PEQUI EM DESTAQUE

Estudo sobre pequi leva 1º lugar em premiação nacional

O artigo é resultado da primeira dissertação de mestrado do Programa de Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri (Urca)


As faculdades gastroprotetoras e cicatrizantes do pequi embasaram um artigo que rendeu ao Ceará o primeiro lugar do Brasil no “Prêmio Jayme Torres” concedido pelo Conselho Federal de Farmácia. O trabalho sobre o fruto, típico da região do cariri cearense, foi elaborado por docentes da Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

O artigo "Estudo da atividade gastroprotetora e cicatrizante de Caryocar coriaceum WITTM (Pequi)" concorreu na categoria Farmacêutico, dentro da modalidade plantas medicinais e/ou fitoterápicos. Ele é resultado da primeira dissertação de mestrado do Programa de Bioprospecção Molecular da Urca, defendida por Glauberto Quirino, professor do curso de Enfermagem da instituição e autor-colaborador do artigo, que teve como autora principal a professora Adriana Barros (Unifor/Urca), em conjunto com Gerlânia Leite (Urca), Luciana Rebelo (UFC), Adriana Tomé (Uece), José Galberto Costa (Urca) e André Herzog (Uerce/Urca).

O artigo dos pesquisadores do Ceará foi publicado em 2009 na revista Phytochemistry Letters, veículo oficial da Phytochemical Society of Europe (Sociedade Européia de Fitoquímica). Adriana Barros, que foi a primeira coordenadora do curso de Enfermagem da Urca, afirma que a descoberta revela o potencial de uso do pequi para a criação de um produto cicatrizante: uma pomada, por exemplo.

Como resultado do trabalho envolvendo o pequi, a Urca possui agora um Programa de Cooperação Acadêmica da CAPES, em parceria com a USP de Ribeirão Preto e Universidade Federal de Santa Maria (RS), além de um Doutorado em Ciências Biológicas em conjunto com a instituição gaúcha. De acordo com André Herzog, autor-colaborador do artigo, o estudo renderá ainda uma patente, que está em fase de elaboração.

Instituído em 2002, o Prêmio Jayme Torres foi criado, de acordo com o CFF, com o objetivo de estimular a pesquisa científica e a produção intelectual entre farmacêuticos e estudantes de Farmácia. Todos os trabalhos são apresentados em forma de artigo.

Fonte: site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Universidade do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário